Os platelmintos são vermes com corpo achatado dorso-ventralmente. São assim chamados pois em grego platys correspondente etimologicamente a plano, achatado e helminthes, vermes.
Essas espécies de vermes são associadas a três tipos principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda.
Os turbelários, conhecidos popularmente como planárias, são de vida livre. A classe Trematoda tem como característica o ectoparasitismo (vivendo externamente ao hospedeiro) ou endoparasitismo (vivendo internamente ao hospedeiro). Os cestoides, também chamados de tênias, são endoparasitas que habitam no intestino de animais vertebrados.
Certas planárias tem reprodução assexuada por fragmentação. Há espécies monóicas com desenvolvimento direto sem estágio larval e outras dióicas com estágios larvais.
Doenças:
Teníase: A teníase tem como sintomas: náuseas, diarreia e letargia. A transmissão se dá pelo consumo de carne com citiscercos. O ciclo começa quando o porco engole os ovos, que no estômago dos animais se tornam larvas oncosféricas, então vão pra musculatura e delgado em forma de citiscercos. O homem então consume a carne contaminada e o verme se aloja no delgado do homem.
Esquistossomose: Os sintomas incluem diarreia, febre, fadiga e mal estar. Ocorre quando fezes ou urina de animais contaminados entram em contato com a água doce, os parasitas se desenvolvem no corpo de caracóis que depois penetram na pele humana e atinge a corrente sanguínea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário