terça-feira, 9 de julho de 2019

Os anelídeos são animais de corpo mole e cilíndrico dividido em anéis (por isso o nome) e seus principais representantes são as minhocas e sanguessugas. Em seus corpos há simetria bilateral e revestimento de celoma. Habitualmente elas vivem em água doce ou locais com solo úmido. Por se alimentarem de restos orgânicos e detritos, são importantes ecologicamente.
Pode-se dividi-los em três importantes grupos: oligoquetos, hirudíneos e poliquetos.
Os oligoquetos são caracterizados por possuírem, em pequena quantidade, cerdas curtas ao longo de seu corpo e terem a cabeça diferenciada. São seres hermafroditas, exemplos: minhoca, minhocuçu e tubifex
Já  os hirudíneos não apresentam cerdas e nem parapódios mas possuem ventosas que auxiliam na locomoção, fixação e ingestão de alimentos. São animais hermafroditas e seus representantes são as sanguessugas.
Os poliquetos possuem cerdas e parapódios, além de cabeça e tentáculos distintos dos demais. Alguns exemplos são os nereis e as tubícolas.
Há duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada.
A fecundação pode acontecer externamente, com a liberação dos espermatozóides na água (alguns podem ter fase larval como a maioria dos poliquetos).
Os oligoquetos apresentam fecundação cruzada, onde ambos se reproduzem por serem hermafroditas.
Na reprodução assexuada há a fragmentação do próprio corpo e também pode haver por meio de brotamento.   
  Hirudíneos 
 Oligoquetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário