terça-feira, 9 de julho de 2019

Os moluscos são animais que possuem o corpo mole envoltos por uma concha que pode ser interna (como na lula) ou externa (o por exemplo: marisco, caracol e caramujo) e pode também não possuir concha como no polvo. Eles são encontrados em ambiente aquático (marinho ou de água doce) e também no meio terrestre úmido.
Os moluscos apresentam reprodução sexuada (com a união dos gametas feminino e masculino) podendo haver fecundação externa ou interna. Na fecundação externa: os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos, que se encontram na água.
Fecundação interna: os gametas masculinos são liberados no corpo da fêmea.
Pode-se dividi-los em três classes: gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Os gastrópodes possuem a concha em forma de espiral e pode ser facilmente reconhecido, são terrestres e invertebrados. Exemplos:  caracóis, caramujo e lesma.
Por sua vez, os bivalves são marinhos e possuem duas conchas articuladas e unidas por um ligamento. Entre as duas conchas fica o corpo do animal. São representados pelos: mariscos, ostras e vieiras.
Os que possuem a concha interna ou há a ausência da mesma são os cefalópodes que são os moluscos mais desenvolvidos por apresentarem um sistema nervoso bem desenvolvido e olhos semelhantes aos dos vertebrados. Exemplos desse grupo são: polvo, lula e náutico. Eles possuem tentáculos que partem da cabeça podendo ter entre 8 a 10 tentáculos, lá estão localizadas das ventosas (que ajudam na captura de outros animais e também podem servir p ajudar na fixação do animal a um substrato).


Nenhum comentário:

Postar um comentário