sábado, 14 de setembro de 2019

Equinodermos:
Os equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos.

O seu corpo é organizado, geralmente, em cinco partes simétricas que se distribuem na forma dos raios de uma circunferência. Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial.
Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.

Os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato que culmina com o deslocamento do animal. Quando a pressão do líquido é maior nos pés, estes ficam mais rígidos, quando a pressão diminui, eles ficam moles - essa diferença permite o movimento. Reprodução
Sexuada
Os equinodermos realizam reprodução sexuada, isto é, reprodução com a participação de gametas. Eles possuem sexos separados e a fecundação externa ocorre na água. Seu desenvolvimento é indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria.

Regeneração
Quando a cauda de uma lagartixa é cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda, regenerando-se. Isso também acontece quando uma estrela-do-mar perde um dos braços.

Esse fenômeno de regeneração de parte do corpo representa uma vantagem para esses animais, que, quando atacados ou em iminente perigo, "entregam" parte do seu corpo para o predador, enquanto procuram se esconder.

Se o disco central estiver intacto, há espécies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração através de divisões celulares. O pepino-do-mar, em situação extrema de perigo, deixa parte de suas vísceras (órgãos internos). Isso é vantajoso, pois distrai os predadores e lhe dá tempo de escapar.

Cordados:
     Representam o grupo de animais do filo Chordata. Compreende todos os vertebrados e alguns invertebrados como o anfioxo e os tunicados.
     Principais características:
•Simetria bilateral;
•Notocorda: É um bastão formado de uma estrutura flexível com um aspecto cartilaginoso;
•Sistema digestório completo;
•Tubo nervoso dorsal: Origina-se da ectoderme do embrião está sob a notocorda do embrião. É a partir desse tubo que será formado o sistema nervoso;
•Fendas branquiais: Responsáveis pela filtração do líquido e obtenção de alimentos e pela respiração. Em animais aquáticos as fendas persistem durante toda a vida, já em animais terrestres as fendas se mantém somente durante a vida embrionária;
•Cauda pós-anal: Importante para a propulsão no meio aquático.
     Os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata
    São animais sésseis, que apresentam notocorda apenas em sua fase larval, podem ser encontrados vivendo solitários ou em colônias e possuem o corpo coberto por uma túnica.
Cephalochordata 
     São animais marinhos que possuem o corpo delgado com forma de peixe. Sua musculatura é segmentada se encontra aderida à notocorda, conforme a notocorda se deforma, ocorre o movimento, seu sistema circulatório é fechado.
Vertebrata
 Esse subfilo compreende os anfíbios, peixes, répteis, aves e mamíferos. Sua principal característica é a presença da coluna vertebral segmentada e do crânio que lhes protege o cérebro.


 Artrópodes são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados.exoesqueleto de todos os artrópodes é composto por quitina, mas nos crustáceos, além da quitina, há também fosfato e carbonato de cálcio, substâncias que conferem alta resistência à carapaça desses animais. Os artrópodes terrestres são revestidos por uma cobertura de cera impermeável que impede a desidratação.
Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes, são elas: Insecta, crustacea, arachnida, chilopoda e diplopoda.